A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO: DE QUE FORMA A COLABORAÇÃO EM UM AMBIENTE WEB PODE MUDAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POTENCIALIZAR O APRENDIZADO?

Autores

  • Mariângela Barichello Baratto
  • Taís Fim Alberti

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v4n1.p9-21

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação, Colaboração em Rede, Rede Social Facebook, Relação Professor-aluno.

Resumo

O impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação está diretamente relacionado ao papel das tecnologias na sociedade. Em tempos de sociedades virtuais, elas são cada vez mais necessárias em vários ambientes, inclusive educacionais. Vem à tona a importância de tecnologias que possam gerar produtos e metodologias inovadoras, resultar interação entre os envolvidos no processo educacional e, assim, melhorias no ensino, aprendizado, gerando transformações sociais. Assim, a presente pesquisa é pautada no uso da Rede Social Facebook como tecnologia social em sala de aula e pretende identificar potencialidades desta rede como potencializadora da relação professor-aluno. Para isso, reflexões foram construídas a partir de pesquisa bibliográfica, envolvendo conceitos-chave, como: tecnologias sociais na educação, sociedade da informação, colaboração, participação e competências educacionais.

Biografia do Autor

Mariângela Barichello Baratto

Taís Fim Alberti

Downloads

Publicado

2017-10-27