SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA E POTENCIALIDADES DOS PROJETOS DE EXTENSÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v5n1.p78-85Palavras-chave:
Tecnologias Sociais, Serviços-escola de Psicologia, Saúde Pública, Saúde Mental, Relações Comunidade-Instituição.Resumo
Os serviços-escola de Psicologia são responsáveis por propor novas tecnologias, visto seu lugar na produção de conhecimento, pautado na tríade ensino-pesquisa-extensão. Relata-se a implantação de dois projetos de extensão ofertados pelo serviços-escola de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina: Grupo de Dinâmicas e Plantão Psicológico, compreendendo-os como serviços inovadores na composição da rede de saúde mental do município e potentes intervenções sociais. Legitimar o lugar do serviços-escola de Psicologia na construção de tecnologias sociais, sobretudo em relação à saúde mental na rede pública, é de grande valia à formação do psicólogo ante os novos lócus de trabalho, como no Sistema Único de Saúde. Também se faz essa proposta válida na medida em que o Sistema Único de Saúde agrega um serviço para colaborar com uma saúde pública resolutiva e com qualidade.