POLÍTICAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v5n2.p113-121Palavras-chave:
Políticas Públicas, Tecnologias Educacionais, Educação Básica.Resumo
As tecnologias estão presentes na vida cotidiana de uma grande
parte da população mundial, a sociedade foi se transformando em razão
delas e consequentemente influenciando no ensino. A escola necessita ensinar
a respeito das tecnologias e seus usos, a chamada alfabetização tecnológica
para o seu bom uso e que favoreça a autoaprendizagem dos estudantes.
As diferentes políticas públicas têm promovido há algumas décadas
acesso à informática na educação, por meio de diferentes ações, entre eles:
laboratórios de informática, seminários, concursos, formações continuadas
para profissionais de escolas públicas, entre outras. Dessa forma, percebese
que a escola, apesar das diferentes políticas públicas promovidas, ainda
se exime de seu papel social, não proporcionando a fluência tecnológica
dos estudantes e, muito menos, ensinando-os a utilizar as diferentes
tecnologias para a promoção da autoaprendizagem, embora se saiba que
elas ainda aconteçam de forma não efetiva e precária na maioria dos
estabelecimentos de ensino em função de deficiências em sua implementação.