PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v6n1.p41-55Palavras-chave:
Determinantes sociais da Saúde. Diagnóstico Comunitário. Atenção Básica à Saúde. Sistema Único de Saúde.Resumo
A criação do Sistema Único de Saúde traz consigo o ordenamento para
reorientação dos serviços de saúde a partir do conceito ampliado de saúde. Nesse sentido, o conhecimento dos determinantes sociais de uma população é fundamental para o processo de planejamento das ações para abordagem integral do processo saúdedoença. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da integração ensino-serviçocomunidade no processo de territorialização de uma área de abrangência de uma equipe de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada a partir da saída a campo, entrevista com informantes-chaves e sistemas de informação. Os resultados demonstraram que a população do território tem acesso a alguns determinantes sociais e privação de outros, que potencialmente podem ser determinantes para a situação da saúde atual e futura, devendo ser objeto de discussão e ação da equipe de saúde local no planejamento de ações.