PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores

  • Marcos Aurélio MAEYAMA
  • Júlia Boron VIVAN
  • Antônio Renor ZAPPELINI NETTO
  • Bruna Luiza SCHNORRENBERGER
  • João Pedro Berardi PASSOS
  • Daniela de Araújo ZENONI
  • Mariana Vilela VEIGA
  • Viviane dos Santos CAMPOS
  • Jéssica Lüders BUENO
  • Camila Bentes COSTA

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v6n1.p41-55

Palavras-chave:

Determinantes sociais da Saúde. Diagnóstico Comunitário. Atenção Básica à Saúde. Sistema Único de Saúde.

Resumo

A criação do Sistema Único de Saúde traz consigo o ordenamento para
reorientação dos serviços de saúde a partir do conceito ampliado de saúde. Nesse sentido, o conhecimento dos determinantes sociais de uma população é fundamental para o processo de planejamento das ações para abordagem integral do processo saúdedoença. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da integração ensino-serviçocomunidade no processo de territorialização de uma área de abrangência de uma equipe de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada a partir da saída a campo, entrevista com informantes-chaves e sistemas de informação. Os resultados demonstraram que a população do território tem acesso a alguns determinantes sociais e privação de outros, que potencialmente podem ser determinantes para a situação da saúde atual e futura, devendo ser objeto de discussão e ação da equipe de saúde local no planejamento de ações.

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Publicado

2019-05-24