CARACTERIZAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO QUE PASSARAM POR DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PERDA AUDITIVA

Autores

  • Débora Pagnossin
  • Ana Carolina Souza

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v7n2.p80-91

Palavras-chave:

1. Transtorno do Espectro Autista, 2. Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, 3. Perda auditiva.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como
uma alteração de desenvolvimento e comportamento, suas características diagnósticas se sobrepõem a outros transtornos, como a perda auditiva (PA), e necessitam ser analisadas clinicamente por uma equipe multidisciplinar que inclua a avaliação de linguagem. Objetivo: caracterizar a linguagem de crianças com TEA que passaram por diagnóstico diferencial de perda auditiva em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA). Metodologia: pesquisa quantitativa documental, transversal e censitária com 37 crianças de zero a 12 anos atendidas no SASA, cuja pesquisa ocorreu entre 2012 e 2017, com
o diagnóstico de TEA confirmado. Resultados: houve prevalência de crianças do sexo masculino (70,27%).Verificaram-se alterações na avaliação da linguagem em todas as crianças, sendo a mais prevalente o atraso de linguagem associado à outras alterações na função comunicativa (68,97%). Há maior probabilidade(p=0,003) de crianças com TEA do sexo masculino apresentou alterações de linguagem mais complexas que crianças do sexo feminino, que apresentam alterações de linguagem simples em maior proporção.
Conclusão: avaliação fonoaudiológica da linguagem nos casos de suspeita de PA é fundamental para diagnóstico diferencial de outras condições, como o TEA, e contribui para o diagnóstico precoce, que resulta em melhor prognóstico nesses quadros. 

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Publicado

2021-02-19