PLATAFORMA WEB PARA ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM SUSPEITA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA A PARTIR DO TESTE DA ORELHINHA

Autores

  • Andrigo Borba dos Santos Universidade do Vale do Itajaí
  • Karoline Guckert Universidade do Vale do Itajaí
  • Hilson Alexandre Wojcikiewicz Junior Universidade do Vale do Itajaí
  • Anita Maria Fernandes Universidade do Vale do Itajaí
  • Sabrina Luz Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina
  • Graziela Liebel Universidade do Vale do Itajaí
  • Debora Frizzo Pagnossin Universidade do Vale do Itajaí
  • Indiara de Mesquita Fialho Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v9n1.p45-58

Palavras-chave:

Deficiˆência Auditiva, Teste da Orelhinha, Sistemas de Informação

Resumo

A Deficiência Auditiva (DA) no recém-nascido pode ocasionar comprometimento em diferentes esferas de sua vida, como por exemplo, no desenvolvimento da linguagem, alterações da fala, comprometimentos educacionais ou emocionais, dentre outros. A identificação das alterações auditivas pode permitir que as famílias recebam informações e apoio, no intuito de evitar atrasos significativos no desenvolvimento da criança com DA. Neste contexto, tem-se a Triagem Auditiva Neonatal, também conhecida como Teste da Orelhinha, que permite a detecção de possíveis alterações auditivas em neolactantes e lactantes, possibilitando o diagnóstico da perda auditiva antes do terceiro mês de vida e a intervenção antes dos seis meses de idade. Para isto, é necessário que se tenha um sistema que possa acompanhar a criança com suspeita de DA, desde a sua triagem. Embora a triagem seja obrigatória por lei, após o Teste da Orelhinha, os dados relativos à criança, acabam se perdendo. A ausência de dados sistematizados não permite uma tomada de decisão dos gestores sobre o assunto. A fim de contribuir com esta problemática, este artigo apresenta uma plataforma web que permite o acompanhamento das crianças com suspeita de DA. Esta ferramenta está em fase de validação e posterior uso experimental em duas maternidades.

Biografia do Autor

Andrigo Borba dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica – UNIVALI – Campus Kobrasol. andrigo.santos@edu.univali.br  

Karoline Guckert, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica – UNIVALI – Campus Kobrasol. karoline_guckert@edu.univali.br

Hilson Alexandre Wojcikiewicz Junior, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica – UNIVALI – Campus Kobrasol. hilson.junior@edu.univali.br  

Anita Maria Fernandes, Universidade do Vale do Itajaí

Dr. Engenharia de Produção, Mestre em Ciencia da Computação, Professora do Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI, Pesquisadora do Grupo de Inteligencia Aplicada da UNIVALI, credenciado no CNPq, professora da disciplina de Inteligencia Artificial nos cursos de Ciencia da Computação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais da UNIVALI, Coordenadora dos cursos de Ciencia da Computação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais da UNIVALI na Grande Florianopolis. anita.fernandes@univali.br

Sabrina Luz, Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina

Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. sabrinavluz1004@gmail.com 

Graziela Liebel, Universidade do Vale do Itajaí

Professora no Curso de Fonoaudiologia – Escola de Ciências da Saúde – UNIVALI e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. – graziela@univali.br  

Debora Frizzo Pagnossin, Universidade do Vale do Itajaí

Professora no Curso de Fonoaudiologia – Escola de Ciências da Saúde – UNIVALI. dfrizzo@univali.br

Indiara de Mesquita Fialho, Universidade do Vale do Itajaí

Professora no Curso de Fonoaudiologia – Escola de Ciências da Saúde – UNIVALI. indiara@univali.br

Referências

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Publicado

2023-03-24