HÁBITOS DE VIDA, CONSUMO DE MÍDIAS DIGITAIS E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DE MULHERES ADULTAS

Autores

  • Rosana Henn Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Julia Forster Alexandre Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v9n1.p74-85

Palavras-chave:

Redes sociais, Mídias sociais, Estilo de vida

Resumo

A evolução das redes sociais e mídias digitais é acompanhada pela mudança nos padrões de beleza, tendo como público-alvo mulheres que são pressionadas para atingir corpos inalcançáveis. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar os hábitos de vida, consumo de mídias digitais e sua influência na vida de mulheres adultas de Santa Catarina. Teve caráter observacional, descritivo, transversal e quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line encaminhado por meio de redes sociais, no segundo semestre de 2022. Das 162 avaliadas, 85,4% se sentiam influenciadas pelas mídias digitais. As redes sociais mais utilizadas foram Instagram®, WhatsApp®, Facebook e TikTok®. Os resultados demonstraram que mulheres já tiveram vontade de mudar o corpo após visualizarem fotos e vídeos de corpos-padrão e que são influenciadas de forma positiva ou negativa, dependendo de quais conteúdos são consumidos e da maneira como são interpretados individualmente.

Biografia do Autor

Rosana Henn, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestre em Ciência dos Alimentos (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Docente e pesquisadora do Curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). rosana.henn@animaeducacao.com.br 

Julia Forster Alexandre, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). juliaforsteralexandre@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-03-24