COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:

ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO DOUTORAL EM PPGS DO RIO GRANDE DO SUL (2006-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v9n2.p17-30

Palavras-chave:

Cidadania, Comunicação para o Desenvolvimento, Desenvolvimento, Identidade

Resumo

O artigo busca identificar como as temáticas do Desenvolvimento e da Comunicação têm sido trabalhadas nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação e em Desenvolvimento, em Universidades Federais e Comunitárias do Rio Grande do Sul. Foram selecionadas as teses de doutorado em que a comunicação é apresentada como um caminho para o desenvolvimento de determinadas regiões, comunidades ou grupos sociais. E ainda, que mostrem a comunicação como uma ferramenta propulsora, de reconhecimento identitário ou de valorização de determinada classe social. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de teses das Universidades Federais e Comunitárias do Rio Grande do Sul. Foram identificados 1.081 trabalhos e deste universo, foram analisadas 37 teses que trabalham essas perspectivas. Identificou-se possibilidades de avanço em pesquisas na área, bem como os meios de comunicação e a mídia se mostraram importantes para as transformações sociais e o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos.

Biografia do Autor

Mauricio Rebellato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação. Especialista em Televisão e Convergência Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo, pela Universidade de Cruz Alta. 

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisador Bolsista do CNPq, nível 2. Doutor em Comunicação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da UFSM. flavi@ufsm.br 

Referências

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM. 2014. 232p.

BONIN, J. A. Estratégia multimetodológica de captação de dados em pesquisa de recepção: a experiência da investigação. Telenovela, identidade étnica e cotidiano familiar. Rastros, Joinville, v-1, p. 6-18, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk; 2008.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em 10 de junho de 2022.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: Identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007.

MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2016. 326 p.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

PERUZZO, Cicilia. Comunicação para o desenvolvimento, comunicação para a transformação social. In:MONTEIRO NETO, Aristides (Org.). Sociedade, política e desenvolvimento. Brasília: Ipea, 2014.

RONSINI, Veneza M.; REBELLATO, Mauricio. A formação da identidade de classe de agricultores familiares: uma articulação teórica entre o consumo de mídia e a participação no movimento social de Economia Solidária. Redes, 26. Santa Cruz do Sul. 2021.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-24