O livro e as políticas públicas

passado e presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v10n1.p10-18

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Leitura, Livro

Resumo

O presente trabalho busca compreender de que forma a implementação de políticas públicas no Brasil é capaz de influenciar o hábito de leitura. Temos como objetivo observar a história das políticas públicas que envolvem o livro em busca de compreender os índices de leitura atuais do país, publicados na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Essa é uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental e com método indutivo. Observamos que, a partir da época do Brasil Colônia, houve um atraso até o Estado começar a aplicar políticas públicas efetivas de incentivo à leitura de livros. Através desse artigo, conseguimos visualizar a importância e a necessidade de manter políticas públicas efetivas em torno do livro e da leitura. Para um maior acesso aos livros e à leitura no país, é necessário investimento do Estado.

Biografia do Autor

Laura Pereira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda do Curso de Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design, da PUC-RS. Bolsista CAPES, e-mail: pereira.laura@edu.pucrs.br

Beatriz Corrêa Pires Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Escola de Comunicação, Artes e Design, da PUC-RS, editora da Revista Famecos. Pesquisadora PQ, e-mail: biacpd@pucrs.br.

Referências

CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999.

IPL. Instituto Pró-Livro, c2022. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos. Disponível em: www.prolivro.org.br/ Acesso em: 21 set. 2022.

FACCHINI, Talita. Nielsen: 8º Painel do Varejo de Livros alivia desaceleração e impacta no acumulado. PublishNews. [s.l], 15 set 2022. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2022/09/15/nielsen-8-painel-do-varejo-de-livros-alivia-desaceleracao-e-impacta-no-acumulado Acesso em: 17 set 2022.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. Editora Unesp, 2019.

MARQUES JUNIOR, Milton. Literatura Brasileira: Era Colonial (1500 – 1808/36) Periodização e Textos. João Pessoa: Idéia, 2004.

MARQUES NETO, José Castilho. Retratos da leitura no Brasil e as políticas públicas do livro e leitura. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 146-153.

ROSA, Flávia. Histórico das políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 17, ago./dez. 2014, p. 41-47.

SARON, Eduardo. Leitura: uma questão de política pública. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 11-12.

XAVIER, José Ângelo. “É urgente melhorar esse ‘retrato’ transformar o Brasil em um país de leitores é desafio de toda sociedade brasileira”. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 7-8.

Downloads

Publicado

2023-09-15