Práticas Educativas em Nutrição como Método de Intervenção nos Hábitos Alimentares de Funcionários de uma Unidade Básica: relato de experiência

Autores

  • Tatiana Mezadri Univali, SC.
  • Alessandra Monestel
  • Daniela da Silva
  • Luciléia Junckes UNIVALI,SC.

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v2n1.p49-57

Palavras-chave:

Obesidade. Hábitos alimentares. Educação em saúde.

Resumo

As estimativas da Organização Mundial da Saúde têm demonstrado que um alto índice de obesidade e sobrepeso vem ocorrendo nos últimos anos e esta tendência se reflete também nos trabalhadores da saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência da implantação de práticas educativas em nutrição como método de intervenção nos hábitos alimentares de funcionários de uma Unidade Básica de Saúde do município de Itajaí/SC. Participaram da pesquisa dez funcionários, todos do sexo feminino, com idade entre 28 e 48 anos. Para conhecer a qualidade da alimentação foi aplicado o teste descrito no Guia Alimentar de Bolso do Ministério da Saúde, em que 70% dos sujeitos apresentaram consumo inadequado e muito inadequado de alimentos. Na avaliação do estado nutricional, por meio do índice de massa corporal e circunferência da cintura, 70% dos participantes estavam com excesso de peso e em 90% foi constatado algum grau de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Foi realizada uma atividade mensal de educação nutricional durante seis meses, os temas trabalhados surgiram conforme a demanda. Ao final, foi aplicado o teste de qualidade da alimentação para avaliar possíveis mudanças de hábitos alimentares. Constatou-se que 20% das mulheres melhoraram a alimentação após as intervenções

Biografia do Autor

Tatiana Mezadri, Univali, SC.

Nutricionista e Docente da Univali.

Alessandra Monestel

Nutricionista.

Daniela da Silva

Nutricionista.

Luciléia Junckes, UNIVALI,SC.

Nutricionista.

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Publicado

2015-12-08