Práticas Educativas em Nutrição como Método de Intervenção nos Hábitos Alimentares de Funcionários de uma Unidade Básica: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v2n1.p49-57Palavras-chave:
Obesidade. Hábitos alimentares. Educação em saúde.Resumo
As estimativas da Organização Mundial da Saúde têm demonstrado que um alto índice de obesidade e sobrepeso vem ocorrendo nos últimos anos e esta tendência se reflete também nos trabalhadores da saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência da implantação de práticas educativas em nutrição como método de intervenção nos hábitos alimentares de funcionários de uma Unidade Básica de Saúde do município de Itajaí/SC. Participaram da pesquisa dez funcionários, todos do sexo feminino, com idade entre 28 e 48 anos. Para conhecer a qualidade da alimentação foi aplicado o teste descrito no Guia Alimentar de Bolso do Ministério da Saúde, em que 70% dos sujeitos apresentaram consumo inadequado e muito inadequado de alimentos. Na avaliação do estado nutricional, por meio do índice de massa corporal e circunferência da cintura, 70% dos participantes estavam com excesso de peso e em 90% foi constatado algum grau de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Foi realizada uma atividade mensal de educação nutricional durante seis meses, os temas trabalhados surgiram conforme a demanda. Ao final, foi aplicado o teste de qualidade da alimentação para avaliar possíveis mudanças de hábitos alimentares. Constatou-se que 20% das mulheres melhoraram a alimentação após as intervençõesDownloads
Publicado
2015-12-08
Edição
Seção
ARTIGO CIENTÍFICO