Círculo de Promoção da Saúde na Escola (CIRPROSAE): estudos para produção de uma tecnologia social em uma comunidade escolar do Sul do Brasil

Autores

  • Ioná Outo de Souza Wilberstaedt Univali,SC.
  • Márcia Gilmara Marian Vieira Univali,SC.
  • Yolanda Flores e Silva

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v1n2.p3-14

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Escola.

Resumo

Este artigo descreve as discussões em uma escola estadual do sul do Brasil acerca da promoção da saúde de professores, alunos e comunidade. Os debates fizeram parte de uma das etapas de pesquisa realizada em 2013 sobre “Promoção e Educação da Saúde em Âmbito Escolar” de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa em questão teve como um dos objetivos de fechamento propor a elaboração de um instrumento metodológico que pudesse trabalhar com a promoção da saúde na escola. O universo da investigação foi uma escola de ensino fundamental com 40 docentes, mas a discussão final geradora de uma tecnologia social que pudesse ser o instrumento de promoção da saúde na escola contou com apenas seis (06) docentes. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal e entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise interpretativa dialogada entre pesquisadores e informantes. Ao final, os resultados sugerem que as ações em saúde no contexto escolar podem partir da experiência pessoal, familiar e comunitária dos docentes, considerando o saber – fazer de cada um deles associado ao saber – fazer acadêmico. Para tanto, entendeu-se que uma releitura do Círculo da Cultura de Freire adaptada às questões de saúde e às problemáticas direcionadas aos discentes, aos familiares e à comunidade pode gerar a médio e longo prazo uma tecnologia social adotada pelos docentes para a promoção da saúde escolar. A denominação “Círculo de Promoção da Saúde na Escola” (CIRPROSAE) sugere a participação de toda a comunidade acadêmica em um diálogo que permita a Promoção da Saúde segundo as premissas de Freire: autonomia, não opressão e esperança para uma vida de qualidade.

Biografia do Autor

Ioná Outo de Souza Wilberstaedt, Univali,SC.

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho.

Márcia Gilmara Marian Vieira, Univali,SC.

Doutora e Mestre em Química (UFSC/2008/1996). Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (Mestrado Profissional) na UNIVALI.

Yolanda Flores e Silva

Doutora em Filosofia da Saúde (UFSC/1999) com Estágio Sênior Pós-Doutoral em Turismo (ênfase em Economia Solidária e Redes/ Parcerias Comunitárias) pela UAlg (2013) como bolsista da CAPES. Mestre em Antropologia Social (UFSC/1991). Atua como Docente e Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde e Gestão do Trabalho (Mestrado Profissional) e em Turismo e Hotelaria (Doutorado e Mestrado) na UNIVALI.

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Publicado

2014-07-10