A política de educação permanente na área da saúde em Santa Catarina: o histórico de uma caminhada

Autores

  • Juliana Vieira de Araujo Sandri
  • Suzany de Fátima Henchoste Olibone
  • Elenice Maria Paterno
  • Caroline Bittelbrunn

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v2n2.p97-113

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Educação. Profissionais da saúde.

Resumo

Este estudo objetiva levantar a história do processo de implantação da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) em Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa documental com análise qualitativa, utilizando as atas das reuniões do Fórum de Polos de Educação Permanente e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Estadual no período de 2004 a 2011. Os resultados estão organizados de modo temporal e em três categorias: Aprendendo a trabalhar na roda de gestão da Educação Permanente em saúde; Processo de transição da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS); e A nova conjuntura da PNEPS. Traz um retrato da história, destacando os principais fatos ocorridos durante o processo de implantação da PEP, mostrando que o estado está trilhando o seu caminho, respaldado na Portaria GM/MS 1996/07, tendo se organizado de modo a expandir as ações e a interlocução entre as demais estratégias (ensino, serviço e comunidade).

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Publicado

2016-09-05