DA LEGITIMIDADE ATIVA DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA A PROPOSITURA DE DEMANDAS PELA PRÁTICA DE ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Autores

  • Alexandre de Moraes Saldanha Universitário Internacional de Curitiba (UNINTER)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v9n2.p826-847

Palavras-chave:

Ação Civil Pública, Defensoria Pública, Improbidade Administrativa, Legitimidade, Processo Civil.

Resumo

Este artigo científico de revisão bibliográfica se presta a mostrar uma moderna visão sobre a renovada Defensoria Pública, implicando na possibilidade desse órgão defensorial de ingressar judicialmente com ações civis para apurar responsabilidade de servidores públicos ou terceiros por improbidade administrativa, considerando a ausência de vedação para que isso ocorra, o microssistema de tutela de direitos coletivos, e os objetivos e princípios da Defensoria Pública, sempre condizente com a Constituição da República e as demais normas integrantes do nosso ordenamento jurídico, bem como com interpretações jurisprudenciais efetivadas até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para auxiliar na formação desse conhecimento, também é salutar expor a contradição que há entre o fato de haver enormes semelhanças entre o Ministério Público e a Defensoria Pública, mas apenas um deles dispor de tal legitimidade de modo expresso na lei.

Downloads

Como Citar

SALDANHA, A. de M. DA LEGITIMIDADE ATIVA DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA A PROPOSITURA DE DEMANDAS PELA PRÁTICA DE ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 826–847, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v9n2.p826-847. Disponível em: https://arquivo.periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6032. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos