BREVES APONTAMENTOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO JURÍDICO NA ATUALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA NA DOCÊNCIA JURÍDICA

Autores

  • Isabel Simões Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Renat Nureyev Mendes Faculdade de Direito Santo Agostinho
  • Yury Vieira Tupynambá de Lélis Mendes Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Montes Claro

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v9n3.p1921-1937

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Didática, Professor de Direito.

Resumo

Este trabalho busca perceber os diálogos entre a didática (materializada em teorias pedagógicas desenvolvidas ao longo da história brasileira) e o ensino jurídico, que desde o século XIX tem se mostrado introspectivo, no sentido de não aderir às novidades didático-pedagógicas que lhe sobrevieram. No alvorecer do ensino jurídico no Brasil, com o surgimento das duas primeiras Academias de Direito pátrias (a de São Paulo, da atual USP; e a de Olinda, depois Recife, da atual UFPE), vigorava a pedagogia da Escola tradicional, com o habitual método manifestamente expositivo. Os cursos de Direito se apegaram a essa cômoda pedagogia e, durante todo o século XX (e, ainda, nos idos de hoje), permaneceram no culto aos seus "dogmas", ignorando as novidades didáticas da Escola Nova e da Escola Tecnicista. O que se pretende neste trabalho, destarte, é averiguar, a partir de pesquisa bibliográfica e da percepção da práxis do ensino jurídico, se hodiernamente urge necessidade de alteração desse cenário, tendo os cursos jurídicos que se adaptarem a uma nova realidade, atualizando-se didaticamente; ou, ao contrário, se lhes são bastante a continuidade do uso do modelo em comento. Pretende-se, portanto, discutir se o ensino jurídico brasileiro contemporâneo encontra-se, ou não, arcaico, obsoleto e carente da inserção de novas técnicas didáticas, que visem ao seu aperfeiçoamento, ante às novas complexidades advindas da evolução social na sociedade contemporânea.

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Como Citar

SIMÃΜES OLIVEIRA, I.; NUREYEV MENDES, R.; VIEIRA TUPYNAMBÁ DE LÉLIS MENDES, Y. BREVES APONTAMENTOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO JURÍDICO NA ATUALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA NA DOCÊNCIA JURÍDICA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1921–1937, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v9n3.p1921-1937. Disponível em: https://arquivo.periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6764. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos