AS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO
Resumo
RESUMO:
O artigo apresenta as análises elaboradas no Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, do Curso de Pedagogia EaD da UNIVALI. Foi realizado em um Centro de Educação Infantil com crianças de dois a cinco anos. O estudo teve como objetivo analisar as especificidades da docência na Educação Infantil. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas na perspectiva da abordagem qualitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da observação participante, guiada por protocolos de observação, elaboração de planos de ação, intervenção e registro em diário de campo. O estudo permite inferir que ser professor de Educação Infantil exige um conjunto de qualidades específicas que vão além dos cuidados básicos com as crianças. Observar, relatar, produzir e interagir com as crianças são ações inerentes à docência que necessitam ser aprimoradas. A profissionalização do professor de Educação Infantil faz-se necessária para a sua valorização. Práticas assistencialistas, com rotinas centralizadas nas necessidades do adulto precisam ser revistas. Um planejamento flexível, concebido para e com as crianças, possibilita as mais diversas experiências e proporciona o desenvolvimento destas em todas as suas potencialidades. Investigar que profissional é esse que atua na Educação Infantil e o que ele espera de seu trabalho pode contribuir para as mudanças necessárias.
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