A LEITURA FRUITIVA E A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
RESUMO: O presente trabalho foi realizado na disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, que teve como objetivo compreender a docência na Educação Infantil. A pesquisa foi efetivada em um Núcleo de Educação Infantil, pertencente à rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú, que atende crianças de zero a três anos e onze meses (berçário e maternal). Participaram da pesquisa crianças, professoras e pais. O plano da docência foi norteado pela literatura como objeto estético na Educação Infantil, ou seja, a concepção de leitura com um viés da fruição, um relacionamento livre que a criança possui com um livro, possibilitando o despertar dos sentidos e o desejo pela obra. O estudo é de ordem qualitativa e os procedimentos de coleta dos dados compreenderam: protocolos de observação, entrevistas, pesquisa bibliográfica, plano de intervenção, registros fotográficos e em diário de campo. Obteve-se uma íntima relação com o grupo pesquisado, permitindo encontrar diversos resultados, e melhor compreender os depoimentos dos sujeitos e as suas interpretações. Considera-se que esta pesquisa fomentou a importância da ação docente para a Educação Infantil, e o quanto são sutis as práticas pedagógicas relacionadas à leitura, inserção dela no cotidiano e estimulação de hábitos de leitura, promovem um grande efeito no desenvolvimento integral da criança, sendo este social, cognitivo, afetivo e sociocultural.Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação MEC/SEB, 2009.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
NEITZEL, Adair de Aguiar. in Sensibilização poética: educar para a fruição estética; SIRGADO Angel Pino; SCHLINDWEIN, Luciane Maria (Orgs). Estética e Pesquisa: Formação de Professores. Itajaí: Ed. Univali: Ed. Maria do Cais, 2006.
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