A LEITURA FRUITIVA E A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Claudete Bonfanti Universidade do Vale do Itajaí
  • Marina Linschikowski Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

RESUMO: O presente trabalho foi realizado na disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, que teve como objetivo compreender a docência na Educação Infantil. A pesquisa foi efetivada em um Núcleo de Educação Infantil, pertencente à rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú, que atende crianças de zero a três anos e onze meses (berçário e maternal). Participaram da pesquisa crianças, professoras e pais. O plano da docência foi norteado pela literatura como objeto estético na Educação Infantil, ou seja, a concepção de leitura com um viés da fruição, um relacionamento livre que a criança possui com um livro, possibilitando o despertar dos sentidos e o desejo pela obra. O estudo é de ordem qualitativa e os procedimentos de coleta dos dados compreenderam: protocolos de observação, entrevistas, pesquisa bibliográfica, plano de intervenção, registros fotográficos e em diário de campo. Obteve-se uma íntima relação com o grupo pesquisado, permitindo encontrar diversos resultados, e melhor compreender os depoimentos dos sujeitos e as suas interpretações. Considera-se que esta pesquisa fomentou a importância da ação docente para a Educação Infantil, e o quanto são sutis as práticas pedagógicas relacionadas à leitura, inserção dela no cotidiano e estimulação de hábitos de leitura, promovem um grande efeito no desenvolvimento integral da criança, sendo este social, cognitivo, afetivo e sociocultural.

Biografia do Autor

Claudete Bonfanti, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente do Núcleo das Licenciaturas da UNIVALI

Marina Linschikowski, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, acadêmica bolsista PIBID/CAPES.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação MEC/SEB, 2009.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

NEITZEL, Adair de Aguiar. in Sensibilização poética: educar para a fruição estética; SIRGADO Angel Pino; SCHLINDWEIN, Luciane Maria (Orgs). Estética e Pesquisa: Formação de Professores. Itajaí: Ed. Univali: Ed. Maria do Cais, 2006.

Downloads