BRINCANDO APRENDEMOS A VALORIZAR A VIDA
Resumo
RESUMO: O presente estudo apresenta os principais resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na disciplina de Estágio supervisionado: pesquisa da prática pedagógica, que buscou analisar a promoção de valorização da vida estabelecida por meio do brincar na Educação Física. Por meio de diversas brincadeiras os alunos foram estimulados a compreensão dos aspectos de prevenção e manutenção da vida na dinâmica do ser integrado à natureza, promovendo experiências e vivências positivas para formação cidadã e consciência planetária. Pautou-se a pesquisa em princípios da pesquisa-ação e na perspectiva de reflexão-ação-reflexão. Os elementos teóricos e práticos da abordagem pedagógica da Educação Física Crítico Emancipatória nortearam as ações e reflexões. Foram realizadas oficinas teórico/práticas com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação UNIVALI (CAU). Os conhecimentos foram abordados numa postura interdisciplinar. Instrumentos para coleta e análise de dados: plano de ensino, planos de aula, relatórios de análise, fotos e filmagens. Identificou-se no brincar a expressão de diferentes saberes e sentidos atribuídos pelos alunos que remeteram a práticas humanizadas e atitudes de valorização da vida. Os alunos demonstraram prazer perante os desafios em prol da vida, preocupações com o ser humano e riscos estabelecidos nas relações com a morte, referentes ao meio em que vivem, com o eu e com o outro. Evidenciaram-se cuidados com o meio ambiente como espaço para brincar, reflexões coerentes e humanizadas da sobrevivência ecológica. Ao brincar demonstraram integração com a natureza na dinâmica da totalidade corporal. O brincar tornou-se uma estratégia para pensar e sentir a vida.
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