EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: AMPLIANDO OS OLHARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVALI E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ana Luiza Máximo Ramos Universidade do Vale do Itajaí
  • Rita Bastos Universidade do Vale do Itajaí
  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

RESUMO: Apresentamos o relato de uma experiência sistematizada na disciplina de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do  7º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí – Univali (Itajaí, SC) e experienciada na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo central foi de elaborar estratégias de aprendizagem que contemplassem a legislação educacional sobre a educação ambiental na graduação e a concepção de ambientalização curricular que difundida, pode vir a ser uma força atuante na reforma das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores. As palestras e oficinas desenvolvidas possibilitaram a inserção das problemáticas socioambientais numa perspectiva interdisciplinar e exigiram um esforço individual/ coletivo  e solidário na  apropriação de uma base conceitual e no desenvolvimento do pensamento argumentativo, tanto  em relação a temática quanto a necessidade de conhecer e articular ações, políticas e programas de educação socioambiental em todos os níveis e modalidade de ensino. Subsidiar os(as) acadêmicos(as) com recursos conceituais e práticos é um dos caminhos para a efetivação da incorporação da dimensão ambiental em diferentes espaços educadores tendo em vista a formação da cidadania planetária.

Biografia do Autor

Ana Luiza Máximo Ramos, Universidade do Vale do Itajaí

Professora do Curso de Pedagogia da Univali. Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Pólo Geo-educacional do Vale do Itajaí e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação docente, currículo, leitura e prática pedagógicas.

Rita Bastos, Universidade do Vale do Itajaí

Professora do Curso de Pedagogia - Núcleo das Licenciaturas da Univali. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1978) , especialização em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986) e mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) . Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, histórico-cultural, produções científicas.

Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Professora dos Cursos de Pedagogia - Núcleo das Licenciatura da Univali; Ciências Biológicas e Engenharia Civil. Pós-doutora em Educação Ambiental (FURG), doutorado em Educação – Ensino de Ciências Naturais (UFSC) e mestre em Educação – Educação e Ciência (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/Univali, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Referências

REFERÊNCIAS

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