EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: AMPLIANDO OS OLHARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVALI E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
RESUMO: Apresentamos o relato de uma experiência sistematizada na disciplina de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do 7º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí – Univali (Itajaí, SC) e experienciada na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo central foi de elaborar estratégias de aprendizagem que contemplassem a legislação educacional sobre a educação ambiental na graduação e a concepção de ambientalização curricular que difundida, pode vir a ser uma força atuante na reforma das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores. As palestras e oficinas desenvolvidas possibilitaram a inserção das problemáticas socioambientais numa perspectiva interdisciplinar e exigiram um esforço individual/ coletivo e solidário na apropriação de uma base conceitual e no desenvolvimento do pensamento argumentativo, tanto em relação a temática quanto a necessidade de conhecer e articular ações, políticas e programas de educação socioambiental em todos os níveis e modalidade de ensino. Subsidiar os(as) acadêmicos(as) com recursos conceituais e práticos é um dos caminhos para a efetivação da incorporação da dimensão ambiental em diferentes espaços educadores tendo em vista a formação da cidadania planetária.
Referências
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