ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – ÁFRICA NA ESTAMPA
Resumo
RESUMO: O projeto África na Estampa, planejado para trabalhar com os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo, em atendimento ao Estágio Supervisionado Obrigatório: Pesquisa da Prática Pedagógica do sétimo período apresentado com requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado em matemática na Universidade do Vale de Itajaí, tem como pressuposto fundamental a compreensão de que a matemática vai além de seu caráter instrumental, direcionado apenas para essa disciplina específica. Partindo dos estudos teóricos de que os eixos pedagógicos devem ser estudados e tratados com constante interação entre as diferentes disciplinas escolares, os estagiários Israel Raulino Coelho e Cristian Elizabete de Freitas desenvolveram no primeiro semestre de 2013 um projeto específico denominado África na Estampa. Entre os blocos de conteúdos da matemática, escolhemos o Espaço e Forma, por entender que seus conteúdos permitem a compreensão do mundo real. Além disso, assuntos como Africanidades e Cultura Afro Brasileira foram tratados concomitantemente com as disciplinas de História, Geografia e Sociologia. Assim, a interdisciplinaridade foi uma grande aliada nas diversas atividades desenvolvidas permitindo que a compreensão do real fosse modelizada.
Referências
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Kelly Cristina. A África no Brasil. São Paulo: Scipione, 2003.
BENJAMIN, Roberto. A África está em nós. Livro III. João Pessoa: Graf Set, 2008.
BRASIL, Raça. Revista. São Paulo: Escala. edição 115, 2008.
BRASIL, MEC - Secretaria do Ensino Fundamental. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 3, área de matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 198.
DOWBOR, L. A reprodução social. São Paulo: Vozes, 1998.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.
FAZEDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
GORENDER, Jacob. Brasil em preto & branco: o passado escravista que não passou. São Paulo: SENAC, 2000.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara H. Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In PICONEZ, Stela C. B. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: IF-RS, 2010.
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
NOVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1922.
Downloads
Edição
Seção
Licença
REDIVI - EAD ISSN nº 2318-9290
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo e/ou Comunicação Acadêmica, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, eu ____________________________________________________________________________ RG nº___________________CPF nº_____________________, autorizo a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto intitulado_________________________________________________________________________________________________________________________________________ para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Conselho Editorial da REDIVI - EAD REVISTA de DIVULGAÇÃO inTERDISCIPLINAR, uma publicação do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, mantida pela Fundação UNIVALI – Itajaí.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de minha autoria, responsabilizando-me, portanto, pela originalidade e concedendo ao Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, para fins de divulgação, plenos direitos para escolha do conselho editorial, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reitero ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo ilimitado em mídia interativa a contar de sua assinatura, podendo o Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí realizar edições que promovam a difusão dos artigos e/ou comunicações acadêmicas, socializando os saberes da docência, como função do profissional da Educação na área das Licenciaturas.
Itajaí/SC, ________ de ___________________________ de ___________.
Assinatura
____________________________________________
autor (a)