NOVA METODOLOGIA DIFERENCIADA DE ENSINO

Autores

  • Beatriz Koneski Santangelo Molleta Universidade do Vale do Itajaí
  • Carla da Silva Moraes Universidade do Vale do Itajaí
  • Diogo Pereira Ferraz Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como finalidade situar aluno e professor na nova realidade social que vivemos, buscando compreender o aluno em suas particularidades, de maneira individual, lançando um olhar sobre aspectos sociais e suas expectativas com relação ao método de ensino em sala de aula, e auxiliar o professor na aplicação de uma metodologia diferenciada de ensino na área de História.

Biografia do Autor

Beatriz Koneski Santangelo Molleta, Universidade do Vale do Itajaí

Professora orientadora de Estágio Supervisionado do Curso de História da Univali – Itajaí.

Carla da Silva Moraes, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de História da Univali – Itajaí

Diogo Pereira Ferraz, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Curso de História da Univali – Itajaí.

Referências

REFERÊNCIAS

AUSUBEL, David. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CAIMI, Flávia Heloisa. Porque os alunos (não) aprendem história? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Niterói, volume 11, 2006.

CASTANHO, Maria. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Ed. Papirus, Campinas, 2001.

COMTE, Auguste. Pensamentos que nos fazem refletir sobre a Educação, 75, MEC, 1998.

DAIRELL, Juarez T. Múltiplos olhares sobre educação e cultura: Escola como espaço sócio cultural. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1996.

FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: Contribuições de

Feuerstein e de Vygotsky. 3. Ed. Curitiba: Gráfica e Editora Venezuela, 2008. 212 p.

Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v1, p. 47, 48 1998.

ROCHA, Aristeu C. Proposta metodologica para o ensino de historia, historia na sala de aula. Ed. Contexto. São Paulo, 2003, p. 37-48.

SAINT-EXUPÉRY, Antonie de. O pequeno príncipe. 29. Ed. Agir, Rio de Janeiro, 1985.

SAVIANI, Dermeval. As políticas educacionais, as reformas de ensino e os planos e diretrizes. 7ª ed., Campinas: Autores Associados, 1998.

SNYDERS, G. Feliz na universidade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

STEPHEN, Kanitz. Observar e pensar. Revista veja Ed. Abril, edição 1865, ano 37, n 31, 4 de agosto de 2004, pagina 18.

WEIGEL, A.M.G. Brincando de Música. Porto Alegre. Kuarup, 1988.

Downloads