ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – GEOGRAFIA

Autores

  • Adriana Vieira
  • Arlindo de Souza
  • Rosane Maria de Godoy
  • Sergey Alex de Araújo
  • Susana Muller Campigotto

Resumo

O presente artigo busca discutir algumas indagações acerca da prática pedagógica e a formação inicial de professores, baseando-se na análise e na reflexão da intervenção realizada no campo de Estágio. Essas indagações surgem a partir da necessidade de se refletir sobre a prática em um movimento dialético com a teoria. Torna-se relevante trazer à tona as contribuições do Estágio Supervisionado como a superação  da visão dicotômica entre a teoria e a prática; a valorização da docência como atividade intelectual, crítica e reflexiva; a construção da identidade do professor frente o encontro e o confronto com a realidade escolar. O objetivo deste artigo não é esgotar as discussões sobre o tema, pelo contrário, é abrir um leque para novas discussões a partir da problematização da realidade vivenciada pelos acadêmicos ao longo da prática docente. Para construir o discurso sobre o fazer pedagógico buscou-se por meio da investigação e da pesquisa construir mecanismos para se avaliar e reavaliar a ação docente, ou seja, instrumentos de pesquisa como o questionário aplicado em momentos distintos para a avaliação da prática docente, com o propósito de perceber a construção da identidade do professor ao longo do curso de geografia. Como ponto de partida, foram utilizadas as reflexões sobre a prática pedagógica vivenciada no decorrer dos Estágios Supervisionados do 6º e do 7º período. Essas reflexões possibilitarão novas discussões e problematizações da prática pedagógica.

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Publicado

2014-08-09