ESTIMULACAO ESSENCIAL: BUSCANDO POSSIBILIDADES NAS DIFICULDADES
Resumo
Nosso objetivo ao realizar este estudo de caso é abordar a importância da Estimulação Essencial para o desenvolvimento das crianças com deficiência de zero a três anos e onze meses. Nosso foco de observação e estudo de caso foi uma criança com Hidrocefalia e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. A Estimulação Essencial tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais, tendo como prioridade a construção harmônica do desenvolvimento da criança nesta faixa etária. No Atendimento Educacional Especializado são trabalhadas as áreas cognitiva, motora, linguagem sócio- emocional e auto cuidados estimulando os movimentos voluntários, mudanças de posição e postura, coordenação motora fina e global, apropriação da imagem corporal, linguagem expressiva e compreensiva, movimentos orofaciais, noção espaço- temporal, percepções tátil, visual, gustativa e olfativa favorecendo o desenvolvimento desses aspectos e propiciando a socialização e interação global de forma lúdica respeitando o nível de desenvolvimento e a idade de cada criança. Em relação as atividades de vida diária a Estimulação Essencial tem como prioridade o controle esfincteriano, higiene bucal e corporal, cuidados essenciais e semi- independência. Em relação a parte didático- pedagógica os procedimentos de intervenção são orientados pela equipe multiprofissional de acordo com a necessidade de cada criança. A Estimulação Essencial está entrelaçada à Educação Especial tornando-se um complemento na formação da criança com deficiência proporcionando sua participação efetiva na sociedade. A família é parte integrante do atendimento e recebe orientações para que os procedimentos tenham continuidade em seus lares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REDIVI - EAD ISSN nº 2318-9290
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo e/ou Comunicação Acadêmica, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, eu ____________________________________________________________________________ RG nº___________________CPF nº_____________________, autorizo a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto intitulado_________________________________________________________________________________________________________________________________________ para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Conselho Editorial da REDIVI - EAD REVISTA de DIVULGAÇÃO inTERDISCIPLINAR, uma publicação do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, mantida pela Fundação UNIVALI – Itajaí.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de minha autoria, responsabilizando-me, portanto, pela originalidade e concedendo ao Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, para fins de divulgação, plenos direitos para escolha do conselho editorial, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reitero ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo ilimitado em mídia interativa a contar de sua assinatura, podendo o Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí realizar edições que promovam a difusão dos artigos e/ou comunicações acadêmicas, socializando os saberes da docência, como função do profissional da Educação na área das Licenciaturas.
Itajaí/SC, ________ de ___________________________ de ___________.
Assinatura
____________________________________________
autor (a)