O USO DE ELETRÔNICOS E SOFTWARE EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Heloisa Helena Leal Gonçalves Universidade do Vale do Itajaí Nucleo das Licenciaturas
  • André Luiz Tamanini
  • Arlindo de Souza
  • Carmem Lucia Piroski
  • Maria Cristina Kumm Pontes
  • Moacir Leonardo Preischadt
  • Sergey Alex de Araújo

Resumo

O artigo teve como objetivo questionar o uso de equipamentos eletrônicos e softwares na prática pedagógica do professor de Geografia. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Para coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário com perguntas abertas e de alternativas pertinentes ao assunto. Também foram considerados os diálogos informais que tivemos com os docentes. Tendo em vista as profundas transformações no mundo atual e o papel das ciências geográficas, compreende-se a importância de propiciar aos discentes o uso de novas tecnologias como as computacionais. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibiliza as escolas da cidade de Itajaí, Santa Catarina, computadores com software educativo e acesso à Internet. Porém, foi percebida uma dicotomia em usar essas ferramentas no processo pedagógico como um instrumento a mais na sala de aula. Os recursos computacionais, além de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas, colocam o discente frente a outras realidades diferentes daquela em que ele vive. Mas para usar adequadamente os softwares educativos, o professor precisa se tornar um elo forte entre o conhecimento e a tecnologia, e deve estar apto a ensinar e a aprender com o aluno, sendo crítico com os conteúdos encontrados na Internet, garantindo, assim, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2014-08-09