Fora de Contexto: hipóteses sobre o uso de hashtags populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Palavras-chave:

Hashtag, Mobilidade, Manifestações políticas.

Resumo

O Brasil vive um momento político conturbado. Manifestações sociais de cunho político têm tomado as ruas do país e, nelas, as pessoas tornam públicas as suas posições políticas, principalmente através das mídias sociais. O uso de hashtags facilita a reunião das pessoas com o mesmo interesse e também marca o pertencimento a um grupo. Fora do contexto político, as hashtags são muito utilizadas com propósitos de indexação e, quanto mais popular uma hashtag é, maior a chance de um conteúdo que a utiliza seja encontrado. Nesse sentido, este artigo levanta a hipótese de que hashtags muito populares acabam também sendo utilizadas fora do seu propósito inicial, com o objetivo de popularizar um conteúdo, e não apenas para marcar uma posição política. Tomamos como exemplo a utilização da hashtag #foradilma no Instagram.

Biografia do Autor

Liana Furini, PUCRS

Liana atualmente trabalha como Gerente de Maketing na Encore Semi, empresa da indústria de semicondutores localizada em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Foi professora nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da Famecos/PUCRS e no curso de especialização em Branding de Conteúdo Estratégico e Co-criação. Liana também foi professora no curso de Publicidade e Propaganda na FACCAT, onde também trabalhava com alunos na Agecom - agência experimental do curso de Comunicação Social. Liana é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mesma universidade em que se graduou em Publicidade e Propaganda.

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Publicado

2017-08-18