O reconhecimento como ideologia e os papéis dos media na representação da mulher

Autores

  • Rafael Barbosa Fialho Martins UFMG
  • Aline Bastos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Resumo

O artigo visa problematizar a questão do reconhecimento feminino enquanto ideologia na perspectiva do filósofo alemão Axel Honneth, com aporte dos Estudos Culturais de Stuart Hall e do pensamento crítico da feminista Nancy Fraser. Buscamos mostrar como os media tentam impor sentidos estereotipados sobre as mulheres – como na matéria da revista Veja sobre a primeira dama do Brasil, intitulada “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” – mas ao mesmo tempo podem oferecer alternativas para a emancipação da mulher – como no talk show popular Casos de Família, do canal de televisão SBT. O estudo mostra, em suma, que embora nem sempre isso ocorra, os media têm o potencial de conferir visibilidade às mais diversas questões concernentes à mulher brasileira nos dias de hoje, papel que deve ser cada vez mais estimulado nas/pelas práticas midiáticas.

Biografia do Autor

Rafael Barbosa Fialho Martins, UFMG

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista FAPEMIG

Aline Bastos, UFMG

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2017-08-18