A Recife como Mise en Scène na obra de Kleber Mendonça Filho

Autores

  • Aline Aparecida de Souza Vaz Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v17n01.p%25p

Palavras-chave:

Cinema, Kleber Mendonça Filho, Espaço Urbano.

Resumo

O presente estudo busca identificar uma unidade temática e estética na obra de Kleber Mendonça Filho - Eletrodoméstica (2005), Recife Frio (2009), O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016) - em que a representação da cidade e os modos de vivenciar os espaços criam pares de oposição: a cidade que valoriza o isolamento e o uso social dado pela convivência; a cidade constituída pela ideia de mercado e o pensamento de comunidade, apropriação humana. Por intermédio da Teoria dos Cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema (2015) analisamos, diante dos atos criativos de Mendonça, o espaço fílmico como uma tela de tensões do espaço urbano. Questionando os modos de habitar, encontramos conceitos identificados em imagens, vistas na tela e além dela: no pensamento crítico do cineasta e em sua transposição cinematográfica.

Biografia do Autor

Aline Aparecida de Souza Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná.

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais – GRUDES (PPGCom/UTP). Bolsista CAPES/PROSUP.

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Publicado

2018-05-09