Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro

Autores

  • aline lisboa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v17n01.p%25p

Resumo

O trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté.

 

Biografia do Autor

aline lisboa, Universidade Federal de Sergipe

Professora, mestre em comunicação pela UFPB, especialista em marketing pela UFS, graduada em publicidade e propaganda pela UNIT. Atualmente integra os grupos de pesquisa Mídia e gênero, na UFS e GrAAu - Grupo de análise do audiovisual, na UNESP.

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Publicado

2018-05-09