Gênero, corpo e beleza no discurso publicitário
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v17n02.p20-33Palavras-chave:
Discurso publicitário. Estratégias discursivas. Gênero. Corpo. Beleza.Resumo
Buscando reconhecer as estratégias discursivas que estão sendo utilizadas em anúncios publicitários direcionados à mulher, o presente estudo se propõe a realizar uma análise semiolinguística, com o intuito de refletir sobre a publicidade persuasiva brasileira e suas marcas de gênero no Brasil. A televisão e o varejo de moda foram escolhidos como meio e segmento a serem observados, respectivamente, através dos anúncios de três empresas – Marisa, Renner e Riachuelo. Pode-se perceber que atualmente, mesmo tentando romper com certos discursos tradicionais a respeito da mulher, a publicidade ainda não consegue se desvincular de estratégias discursivas clássicas e reducionistas no processo de sedução e persuasão do seu público-alvo, sobretudo em se tratando de televisão.
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