UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER

Autores

  • Sérgio Roberto Trein Grupo de Pesquisa C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n01.p91-103

Palavras-chave:

Atenção, Eye-tracker, Mídia externa

Resumo

A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Trein, Grupo de Pesquisa C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo

Publicitário. Pós-Doutor em Comunicação pela ECA/USP. Áreas de pesquisa: criação publicitária, comunicação política, publicidade externa e paisagem urbana, rastreamento ocular em relação à publicidade externa na paisagem urbana.

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Publicado

2019-08-08