UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v18n01.p91-103Palavras-chave:
Atenção, Eye-tracker, Mídia externaResumo
A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.