Entre a Comunicação, a Política e o Espetáculo.

Autores

  • Luciana Panke
  • Ricardo Philippi

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n01.p20-32

Palavras-chave:

comunicação política, Guy Debord, sociedade do espetáculo

Resumo

Investigam-se alguns pontos de convergência conceituais entre o tripé “comunicação, política e espetáculo”, revisando autores que perpassam as três áreas, principalmente aqueles que reexaminam concepções da obra Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord (1997). São identificados esforços dos teóricos em entender o consumo, a produção e a circulação de imagens públicas, o que emparelha o conceito de espetáculo político com a estética, em especial pelas estratégias políticas midiáticas que se utilizam de afetos e emoções para a legitimação do poder. Embora este trabalho identifique o determinismo de alguns autores, observa-se também que outros pensadores buscam dialogar com o conceito, a fim de interpretar os pressupostos da Sociedade do Espetáculo na área da comunicação política.

Biografia do Autor

Luciana Panke

Pós-doutorado em Comunicação Política na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM- México). Doutorado em Ciências da Comunicação (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná na graduação em Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral.

Ricardo Philippi

Doutorando em Artes Cênicas, na UFBA. Mestre em Comunicação (UFPR) na linha Comunicação e Política, onde desenvolveu pesquisa referente ao Espetáculo Político. É bacharel em Relações Públicas (UFPR) e em Artes Cênicas (FAP). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral.

Downloads

Publicado

2019-08-08