Capas de livros ilustradas: projeções e visualidades

Autores

  • Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)
  • Lucrécia D'Alessio Ferrara Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p72-83

Palavras-chave:

Ilustração, Capa de livro, Visualidade

Resumo

Colocando a ilustração como uma manifestação artística visual e, em alguns casos, tátil, estuda-se o contexto da estrutura de capa de livro e sua visualidade para exercer apelos ao desejo e curiosidade de leitores, levando-os ao manuseio e à compra do objeto livro. Através da análise da materialidade gráfica e estrutural da produção da capa e suas ilustrações, busca-se entender o papel que exercem sobre o público, enquanto leitores projetados. A partir de seleção de exemplares de capas pertencentes ao mercado editorial independente, procuramos entender a visualidade da capa como elemento persuasivo que fundamenta a ação daquele mercado.

Biografia do Autor

Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Bacharel em Design e Mestrado em andamento no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Lucrécia D'Alessio Ferrara, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Professora titular emérita da PUC-SP afiliada ao programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Universidade Católica de São Paulo, e professora titular aposentada da USP ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (ESPACC) certificado pela comissão de Pesquisa da PUCSP e pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa Nacionais. 

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA