A comunicação de valores éticos na interação entre público e organizações: um estudo das postagens da Vale sobre o caso de Brumadinho

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Fernanda Queiroz Rivelli Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p130-144

Palavras-chave:

Ética. Comunicação Organizacional. Interações. Mídias Digitais.

Resumo

Este texto delineia algumas relações entre ética, comunicação e crise organizacional a partir do estudo de vinte postagens e interações da empresa Vale na rede LinkedIn referentes ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, publicadas entre janeiro e julho desse ano. A análise indica que os valores comunicados se modificam de acordo com a cronologia dos acontecimentos e as interações do público: (1) no momento do evento, ressaltam-se a preservação da vida, a apuração dos fatos e ações de resgate; (2) conforme mais informações circulam nas semanas seguintes, destaca-se o reconhecimento da responsabilidade; (3) dois meses depois, retoma-se a divulgação dos valores da empresa como funamento para evitar acontecimentos semelhantes. Esses resultados são discutidos a partir das pesquisas sobre ética e comunicação organizacional.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Fernanda Queiroz Rivelli, Faculdade Cásper Líbero

Mestranda em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA