Farenheit 451: relações entre o leitor de histórias em quadrinhos com cenários distópicos
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p118-129Palavras-chave:
Sujeito e Leitura. Quadrinhos. Distopia.Resumo
Relações entre o livro best-seller Farenheit 451, (Ray Bradbury, 1953), adaptado para o formato em quadrinhos e o leitor. Sua narrativa distópica delineia questões relevantes, como injustiças sociais, política e manipulação da mídia, enquanto metáforas que possam ressignificar o papel sociocultural dos indivíduos. Quadrinhos são recursos que contribuem para formação do pensamento humanizado, devido sua narratividade ser formada pela junção de imagens e textos. Este artigo propõe uma pesquisa descritiva por meio de referenciais bibliográficos e levantamento de dados, demonstrando possibilidades de introjeção de conhecimento através de uma leitura crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.