Farenheit 451: relações entre o leitor de histórias em quadrinhos com cenários distópicos

Autores

  • ANDRÉ ROBERTO CUSTÓDIO NEVES Mestrando em Mídia e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCom, da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC/UFG. Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC. Graduação em Artes Visuais - Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais - FAV/UFG . Técnico em Audiovisual e Designer Gráfico na Faculdade de Informação e Comunicação - FIC/UFG. Tem experiência na área de Design, Publicidade e Propaganda, Direção de Arte em agências de propaganda, com ênfase em design gráfico, comunicação visual, criação de marcas, identidades visuais, embalagens, campanhas publicitárias, livros, capas de CD´s e sites, entre outros. http://orcid.org/0000-0001-6682-3825
  • Andréa Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p118-129

Palavras-chave:

Sujeito e Leitura. Quadrinhos. Distopia.

Resumo

Relações entre o livro best-seller Farenheit 451, (Ray Bradbury, 1953), adaptado para o formato em quadrinhos e o leitor. Sua narrativa distópica delineia questões relevantes, como injustiças sociais, política e manipulação da mídia, enquanto metáforas que possam ressignificar o papel sociocultural dos indivíduos. Quadrinhos são recursos que contribuem para formação do pensamento humanizado, devido sua narratividade ser formada pela junção de imagens e textos. Este artigo propõe uma pesquisa descritiva por meio de referenciais bibliográficos e levantamento de dados, demonstrando possibilidades de introjeção de conhecimento através de uma leitura crítica.

Biografia do Autor

Andréa Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG; Vice-Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação; Professora e vice-coordenadora do Curso de Biblioteconomia modalidade à distância da UFG e Coordenadora de Estágios do Curso de Biblioteconomia. Possui doutorado em Geografia no IESA/UFG. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2009); Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Exerceu o Cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação entre setembro de 2018 à fevereiro de 2019, foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação de 2017 à 2018. Exerceu a coordenação de pesquisa da Faculdade de Informação e Comunicação em 2017. Foi coordenadora do Curso de Biblioteconomia em 2016, Coordenadora de Estágio em 2015. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação, comunidades virtuais, construção de identidades, bibliotecas públicas e escolares e práticas de leitura, leitura em ambientes digitais/virtuais, espaço e leitura e letramento informacional.

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA