Apontamentos sobre a construção mítica e publicitária das atletas da seleção brasileira em peças veiculadas durante a Copa do Mundo de futebol feminino 2019
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v20n1.p81-101Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a construção mítica e publicitária das atletas da Seleção Brasileira em peças veiculadas durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019. Para tanto, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, os comerciais: (1) Marta #ElaÉNúmero 1, (2) Andressa Alves’ Story e (3) Copa do Mundo Feminina da FIFA, analisados através da Retórica da Imagem de Barthes (1990). Ao fim do estudo, constatou-se que as peças selecionadas potencializaram a criação e recriação de atletas-mito, despertando a atenção nos comerciais publicitários estudados através de pontos como talento, superação e habilidade e, até mesmo, à “alegria” das jogadoras – remetendo à brasilidade. Concluiu-se, ainda, que o atleta-mito personifica, portanto, a figura com a qual muitas pessoas se identificam, sendo considerado um modelo exemplar para a humanidade, com seus desafios, dificuldades e sofrimentos, com suas vitórias e derrotas; enfim, com a luta pela sua história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.