FOTOJORNALISMO NOS E-SPORTS:
UM ESTUDO NO GLOBOESPORTE.COM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v21n1.p1-14Palavras-chave:
CBLOL, e-sports, fotojornalismo, Globoesporte, coronavírusResumo
Este artigo realiza uma análise das imagens utilizadas pelo portal Globoesporte.com, em suas publicações referentes às 24 rodadas do segundo split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), disputadas de forma remota durante a pandemia do Coronavírus, entre os dias 06 de junho e 05 de setembro de 2020, divididas em fase de pontos e playoffs. A pesquisa se propõe a abordar o tema “Fotojornalismo nos e-sports (esportes eletrônicos)”, de modo a identificar as ferramentas fotojornalísticas presentes nas reportagens, além de analisar as imagens destacando pontos importantes para a caracterização do fotojornalismo. A pesquisa propõe-se a entender como o portal contornou editorialmente a cobertura deste evento em suas publicações, de forma que superasse as dificuldades impostas pela pandemia.
Referências
BARDIN, Lourence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2000.
BARROS, Portanova Ana Taís Martins. Do obstáculo especular à ilusão epistemológica na teoria da fotografia. São Paulo: Matrizes, 2014.
BECKER, Howard S. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social (Antropologia social). Zahar: 1ª edição, 2009.
BONI, Paulo César; OLIVEIRA, Michel de. A fotografia na mídia impressa. Londrina: Midiograf, 2016.
BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
GOLDENGERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo: Record, 2004.
PASSOS, Lúcio Kurten dos. Ler ao invés de ver: pressupostos para análises de imagens fotográficas. Tuiuti: Curitiba, 2013.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1998.
__________________. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos Alberto de Souza, André Ribeiro Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.