“Vá ao Café Anos 80 e peça uma Pepsi”: Os valores da Pepsi representados no merchandising da trilogia De Volta Para o Futuro

Autores

  • Rafael Jose Bona Universidade Regional de Blumenau (FURB) Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Mathias Werner Habeck Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v10n1.p%25p

Resumo

A Pepsi há muito tempo vem tentando ser a líder em vendas de refrigerantes. É de longa data suas estratégias de publicidade e propaganda. No cinema, por exemplo, a Pepsi buscou uma oportunidade de expandir sua propagação e ideologia por meio da Geração Pepsi. Este trabalho se dedica a estudar a trilogia De Volta Para o Futuro, pois a mesma utiliza seu protagonista para, além de fazer parte da narrativa da história, interagir com o refrigerante que é mencionado verbalmente ou visualmente em diversos momentos importantes dos filmes. O protagonista Marty, um jovem típico dos anos 80 carrega consigo toda uma personagem construída com a ideologia de uma década. Esta pesquisa, portanto, analisa a forma que a Pepsi demonstra seus valores por meio do merchandising na narrativa da trilogia De Volta Para o Futuro. A partir do estudo verificou-se que as marcas trabalham a construção de uma personificação por meio das inserções publicitárias.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, Universidade Regional de Blumenau (FURB) Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduado em Publicidade e Propaganda

Especialista em Cinema e Fotografia

Mestre em Educação

Mathias Werner Habeck, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em Publicidade e Propaganda pela FURB

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Publicado

2011-09-02