Product Placement em Seriados de Televisão: Um estudo sobre The Big Bang Theory

Autores

  • Rafael Jose Bona FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Krislaine Kuchenbecker FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Fabrícia Durieux Zucco FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25p

Palavras-chave:

Comunicação, Product Placement, Seriado de Televisão.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a imagem da Apple por meio das personagens do seriado estadunidense The Big Bang Theory. Para isso, foram analisadas as ações de merchandising (Product Placement) presentes na narrativa de toda a 4a temporada (24 episódios) que foi exibida entre setembro de 2010 e maio de 2011, nos Estados Unidos. Para atingir os objetivos da pesquisa foram utilizados Trindade (2007) e Russel e Belch (2007) que tratam sobre ações de merchandising em narrativas audiovisuais. Também são utilizados outros autores para fundamentar o trabalho e dar tratamento aos da pesquisa. Os resultados alcançados apontam que as ações de merchandising da Apple na temporada analisada estão relacionadas aos estilos de vida das personagens do seriado e, em sua maioria, em cenas de lazer e nos conflitos básicos da narrativa.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Publicidade e Propaganda

Especialista em Cinema e Fotografia

Mestre em Educação

Fabrícia Durieux Zucco, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora e Mestra em Administração. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e do Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Downloads

Publicado

2013-05-08