Plataformas digitais: reconfigurações e heranças do título jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25pPalavras-chave:
Jornalismo online, plataforma digital, buscadores de notícias, SEO, títulosResumo
Os títulos jornalísticos têm sofrido mudanças profundas por conta do consumo de notícias via plataformas digitais. Estão maiores. Perderam a característica história de “dizer muito em poucas palavras”. Em parte, as mudanças se devem às estratégias usadas pelos jornais para posicionar bem suas notícias nos buscadores de internet, cada vez mais acessados. Este artigo pretende apresentar algumas características dos títulos em ambiente digital, recuperar características consolidadas no jornalismo impresso e apontar traços comuns entre ambos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.