A crítica jornalística de televisão: um estudo de caso das colunas Controle Remoto e Outro Canal

Autores

  • Elza Aparecida Oliveira Filha Universidade Positivo
  • Willian Marcondes Bressan Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Palavras-chave:

televisão, telenovela, crítica

Resumo

O trabalho objetivou acompanhar as colunas de televisão nos dois mais importantes jornais brasileiros – Folha de S. Paulo e O Globo -, com foco específico da crítica de teledramaturgia. Nos meses de março e abril, e novamente de setembro a outubro de 2012, foram coletadas todas as publicações das colunas e o material foi avaliado a partir de análises quantitativas e qualitativas. Percebe-se que a novela, embora seja um dos mais importantes produtos culturais do Brasil, assim como televisão, é pouco estudada pela academia, embora seja o produto que aparece com maior destaque nas críticas jornalísticas.

Biografia do Autor

Elza Aparecida Oliveira Filha, Universidade Positivo

Jornalista com mais de 20 anos de trabalho em veículos diários. Mestre em Sociologia pela UFPR (2202), doutora em Ciência da Comunicação (Unisinos, 2006), professora do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, em Curitiba.

 

Willian Marcondes Bressan, Universidade Positivo

Jornalista formado pela Universidade Positivo, participou dos programas de Iniciação Científica da Universidade Positivo de 2010 a 2012 e associado da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (PRÓ-TV).

Downloads

Publicado

2013-08-07