Verticalidade ou horizontalidade da informação; Estudo de caso do programa “Estúdio Santa Catarina da RBS”

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25p

Palavras-chave:

Informação. Análise. Indústria Cultural

Resumo

O presente estudo nasceu do anseio de compreender os conflitos e consequências da formação de uma comunicação vertical em detrimento de uma comunicação horizontal. Por comunicação vertical entendermos uma comunicação ancorada no paradigma da indústria cultural e baseada em uma perspectiva de autoritarismo ligada aos interesses econômicos da publicidade. Por outro lado, a comunicação horizontal está ligada ao paradigma da democratização da informação englobando as particularidades da regionalidade e estabelecendo um canal aberto de participação cidadã. Para efetivar o estudo, analisamos o programa “Estúdio Santa Catarina” a partir das categorias de análise dispostas no decorrer do trabalho e tendo como fundamento teórico o conceito de circularidade da informação desenvolvido por Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ética e Filosofia Política pela UFSC; Especialista em Filosofia pela UPF - RS. Atualmente é professor da UNOESC-JBA onde atua nas áreas de comunicação social com as disciplinas de Sociologia Aplicada a comunicação, Filosofia Aplicada a comunicação, Estética, Ética e Teoria da Comunicação. Vem desenvolvendo pesquisias no campo da comunicação ligadas ao grupo de pesquisa "Comunicação, educação e inovação técnológica" do qual é lider. Também participa dos comitês de ética e bioética da mesma Universidade.

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Publicado

2013-05-08