Jornalismo cidadão no impresso: coautoria, técnica e ética na participação e produção de conteúdo dos leitores nos jornais da RBS em Santa Catarina

Autores

  • Marcelo Silva Barcelos Faculdades ASSESC e Faculdades Senac

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25p

Palavras-chave:

jornalismo cidadão, participação, leitor

Resumo

Este artigo traz um recorte parcial dos resultados obtidos em pesquisa de mestrado sobre jornalismo cidadão no impresso, que investigou a colaboração nos quatro jornais do Grupo RBS em Santa Catarina: A Notícia, Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina e Jornal de Santa Catarina. Sob a problemática e incorporação da participação dos leitores e o produto deste fenômeno, o conteúdo, o pesquisador aponta para um desenho em que a mediação jornalística junto à audiência – em torno da preservação da técnica e ética jornalísticas – se mantém preponderante no propósito de oferecer informação crível e responsável. Porém, agora, não apenas produzida pelos profissionais, mas também pelos amadores, aqui, os leitores.

Biografia do Autor

Marcelo Silva Barcelos, Faculdades ASSESC e Faculdades Senac

Jornalista, mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor universitário, assessor de imprensa e analista de social media. Graduado pelo Centro Universitário Franciscano (2008), integrou o grupo de pesquisa Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS) e cursou o Master em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra/Espanha e Instituto Internacional de Ciências Sociais de São Paulo (IICS). Tem 10 anos de experiência como repórter, editor e produtor em veículos como Grupo RIC/Record, Gazeta de Caçapava e Grupo RBS. No campo científico, pesquisa o jornalismo cidadão, o ethos jornalístico e a emergência dos públicos como produtores de conteúdo jornalístico.

Downloads

Publicado

2013-05-08