Jornalismo e Redes Sociais Virtuais: a Cobertura do Incêndio da Boate Kiss pelo Portal de Notícias G1.com

Autores

  • marcelli alves silva Professora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Bruno Bernardo ARAUJO Doutorando em Comunicação pela UNB
  • Thiago Cordeiro Jacomo Instituto de pós-graduação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n02.p%25p

Palavras-chave:

Jornalismo, Incêndio na Boate Kiss, G1.com.

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa como o portal de notícias G1.com fez uso das redes sociais virtuais Facebook e Twitter, na cobertura jornalística do incêdio da Boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Recorremos a técnicas da Análise de Conteúdo para a análise de um corpus constituído por 788 peças jornalísticas, publicadas entre 27 de janeiro (madrugada do acontecimento) e 26 de fevereiro de 2013, totalizando o intervalo temporal de um mês. A discussão dos dados é feita a partir de sete variáveis, que, no seu conjunto, nos permitem averiguar as principais características da cobertura. Entre os resultados, observou-se um conjunto de práticas jornalísticas que, em nosso entender, são oriundas da relação entre o jornalismo e as redes sociais no ambiente virtual.

Biografia do Autor

marcelli alves silva, Professora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Jornalista, especialista em Imagem e Som, MBA em Gestão de IES, mestre em Produção e Gestão Agroindustrial atualmente é professora assistente do curso de comunicação social , Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão _ UFMA e doutoranda em comunicação pela UNB.

Bruno Bernardo ARAUJO, Doutorando em Comunicação pela UNB

Doutorando em Comunicação e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde desenvolve uma pesquisa sobre a construção do crime de corrupção no discurso de imprensa no Brasil e em Portugal. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, no qual realiza trabalhos de investigação em parceria com outros pesquisadores. Entre as principais áreas de interesse, destacam-se: as relações entre a justiça, os "media" e o crime, os "media" e a corrupção política, o lugar do jornalismo na pós-modernidade e o estudo do desempenho mediático na cobertura dos diversos fenômenos sociais nas sociedades contemporâneas.

Thiago Cordeiro Jacomo, Instituto de pós-graduação de Goiás

Possui graduação em Direito e Comunicação Social, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Ainda, possui Pós-Graduação em Direito da Comunicação Social pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) e também Mestrado em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente, exerce a atividade de advogado, assessor de comunicação e Sócio do escritório de advocacia Fátima Jácomo Sociedade de Advogados. Por fim, está cursando sua segunda pós-graduação, desta vez em Ciências e Legislação do Trabalho, pelo IPOG Goiás.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA