Fiat Mio: comunidades virtuais e colaboração em rede

Autores

  • Branco Di Fátima Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n02.p%25p

Palavras-chave:

Internet, Colaborativo, Comunidades Virtuais

Resumo

A proposta deste artigo é fazer um estudo de caso do Fiat Mio, projeto colaborativo desenvolvido pela montadora italiana para construir um carro-conceito. Ou, como o slogan sugere, “um carro para chamar de seu”. A empresa criou em agosto de 2009 uma comunidade virtual e perguntou aos apaixonados: “o que um automóvel ideal deve ter?”. O objetivo da Fiat Brasil era apresentar o primeiro carro colaborativo do mundo no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2010. O foco da análise está sobre a estratégia de comunicação adotada, nas redes sociais, para envolver e engajar os públicos da marca.

Biografia do Autor

Branco Di Fátima, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Branco Di Fátima é jornalista e escritor. Membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). Faz doutoramento em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

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Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA