Comunicação digital, mudanças cognitivas e pragmaticismo

Autores

  • Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n02.p%25p

Palavras-chave:

Epistemologia, Comunicação, Pragmaticismo.

Resumo

O artigo busca descrever contribuições da Máxima Pragmática, proposta pelo lógico Charles S. Peirce, para os atuais estudos da Comunicação, em especial aqueles derivados das transformações decorrentes das trocas por meio das redes digitais. Relações entre o  método pragmaticista e  as  etapas das investigações científicas são apresentadas por meio de exemplos de investigações realizadas nos últimos anos  sobre processos comunicacionais envolvendo ciberativismo, jogos eletrônicos, redes sociais e pesquisadores.

Biografia do Autor

Francisco José Paoliello Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCom/UFJF.

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Publicado

2014-12-19