As cores da periferia: a estética popular no videoclipe de abertura do programa Esquenta!

Autores

  • Regiane Regina Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)
  • Luciane Leopoldo Belin Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palavras-chave:

periferia, cultura, televisão

Resumo

Exibido pela Rede Globo de Televisão desde o ano de 2012, o programa Esquenta! vai ao ar aos domingos como uma roupagem de atração popular e dedicada a apresentar em rede nacional o que é típico da cultura da periferia brasileira. Seu videoclipe introdutório, objeto de análise desta pesquisa, se baseia na utilização de alguns elementos estéticos para comunicar à população brasileira esse propósito de transformar o programa em uma vitrine da periferia na televisão. Com base em uma análise de imagem, o presente artigo identifica elementos de Enquadramento, Figura e Fundo, Perspectiva e Composição da Imagem que contribuem para a identificação dos elementos auráticos do popular dentro do programa e a relação entre este e seu público. 

Biografia do Autor

Regiane Regina Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR), pela linha de Comunicação, Educação e Formações Socioculturais

Luciane Leopoldo Belin, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, pela linha de Comunicação, Educação e Formações Socioculturais

Downloads

Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA