A rede da dança: um estudo sobre colaboração como tecnologia

Autores

  • Paula Gorini Oliveira UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (conclusão de mestrado) IBMR - Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (professora)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palavras-chave:

Teoria ator-rede, dança contemporânea, colaboração

Resumo

A pesquisa da Rede da Dança é uma proposta de abordagem em rede, do ponto de vista da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, para o fenômeno da dança contemporânea. Inicialmente a proposta era pensar a dança que acontece na internet, consequência do impacto da tecnologia online na produção artística de dança. A pesquisa se expandiu e se reposicionou em uma “rede de relações” que acontece nos diversos procedimentos em que a prática de dança se implica. A abordagem em rede propõe pensar a colaboração como tecnologia impulsora dessas conexões.

Biografia do Autor

Paula Gorini Oliveira, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (conclusão de mestrado) IBMR - Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (professora)

Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa Novas Tecnologias de Comunicação e Cultura (UERJ); Especialização em Jornalismo Cultural (UERJ); Graduação em Comunicação/ Jornalismo (Faculdades Integradas Helio Alonso); Bailarina profissional em dança contemporânea (Faculdade e Escola Angel Vianna). Atualmente é professora de Comunicação, no ciclo básico das faculdades de Publicidade e Propaganda, Escola de Negócios e Escola de Saúde, da faculdade IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação).

Downloads

Publicado

2015-08-17

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA