Racionalidades do consumo: uma perspectiva teórica para produção de sentido através da música

Autores

  • Dulce Mazer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palavras-chave:

, consumo musical, produção de sentido, juventude.

Resumo

O artigo apresenta uma discussão teórica sobre os estudos de consumo, especialmente o musical, entendido como conjunto de processos socioculturais pelo qual se realizam usos e apropriações de bens, produtos e experiências musicais, um modo para conhecimento do mundo. Canclini (1991; 1995), o consumo serve para "pensar". A articulação entre seis racionalidades - cultural, dos desejos, dos aspectos simbólicos e estéticos, de interação sociopolítica, de integração social (CANCLINI, 1991) – seria um modo de refletir sobre as condições de consumo e cidadania. Nos anos 1990, o autor propunha pensar sobre o consumo como a construção de um subcampo de estudos. O texto aborda teorias da Antropologia do consumo para entender a produção de sentido.

Biografia do Autor

Dulce Mazer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisa o consumo musical midiático. Membro do Centro de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática UFRGS e do OBITEL: Observatório Íbero-Americano de Ficção Televisiva.

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Publicado

2015-08-14