Juventude em tempo de convergência: estudo sobre o consumo de audiovisual e as apropriações de recursos midiáticos por jovens de Salvador

Autores

  • Regina Gomes Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom/UFBA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Recepção e Crítica da Imagem (GRIM).
  • André Bomfim dos Santos Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-0515-7424

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

consumo, audiovisual, juventude.

Resumo

Aspectos conclusivos de pesquisa que mapeia a produção de audiovisual para a internet no Estado da Bahia, seu consumo e contexto sociocultural. Foram analisados 14 canais de produção, todos tendo o YouTube como plataforma base e empreendidos por coletivos de jovens soteropolitanos. Como perspectiva teórica, a noção de consumo midiático enquanto especificidade do consumo cultural. No plano empírico, mesclaram-se métodos qualitativos - sondagem exploratória, entrevistas e grupo focal - e quantitativos - survey eletrônico. As etapas foram guiadas pela análise dos atributos do texto midiático, recursos tecnológicos, estrutura econômica e consumo em rede. Os resultados apontam a utilização da comédia regional como vetor de adesão estética com o público; o uso integrado de plataformas sociais para a promoção do espalhamento e táticas de consumo em rede no polo da recepção.

Biografia do Autor

Regina Gomes, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom/UFBA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Recepção e Crítica da Imagem (GRIM).

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom/UFBA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Recepção e Crítica da Imagem (GRIM).

André Bomfim dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem - GRIM (Facom/UFBA).

Downloads

Publicado

2016-02-12