Juventude em tempo de convergência: estudo sobre o consumo de audiovisual e as apropriações de recursos midiáticos por jovens de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25pPalavras-chave:
consumo, audiovisual, juventude.Resumo
Aspectos conclusivos de pesquisa que mapeia a produção de audiovisual para a internet no Estado da Bahia, seu consumo e contexto sociocultural. Foram analisados 14 canais de produção, todos tendo o YouTube como plataforma base e empreendidos por coletivos de jovens soteropolitanos. Como perspectiva teórica, a noção de consumo midiático enquanto especificidade do consumo cultural. No plano empírico, mesclaram-se métodos qualitativos - sondagem exploratória, entrevistas e grupo focal - e quantitativos - survey eletrônico. As etapas foram guiadas pela análise dos atributos do texto midiático, recursos tecnológicos, estrutura econômica e consumo em rede. Os resultados apontam a utilização da comédia regional como vetor de adesão estética com o público; o uso integrado de plataformas sociais para a promoção do espalhamento e táticas de consumo em rede no polo da recepção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.