Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo

Autores

  • Lidia Marôpo Instituto Politécnico de Setúbal CICS.NOVA.FCSH/Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

jornalismo, fontes de informação, crianças

Resumo

 Resumo

Com base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.

Biografia do Autor

Lidia Marôpo, Instituto Politécnico de Setúbal CICS.NOVA.FCSH/Universidade Nova de Lisboa

Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem

Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2016-02-12