A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso

Autores

  • Renata Oliveira Tomaz UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

celebridades teen, subjetividades juvenis, revista Atrevidinha

Resumo

Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.

Biografia do Autor

Renata Oliveira Tomaz, UFRJ

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais, onde concluiu o mestrado (2011) e a graduação em Jornalismo (2004). Tem experiência profissional na área de Comunicação, em mídia impressa, online e eletrônica. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de infância, juventude, subjetividades contemporâneas, culturas urbanas, maternidade e mídia.

Downloads

Publicado

2016-02-12